top of page

Osmar Stabile admite falhas em contratação emergencial de segurança no Corinthians: “Era uma questão de vida ou morte”

  • Foto do escritor: Redação InfoTimão
    Redação InfoTimão
  • 14 de mai.
  • 4 min de leitura
Osmar Stabile se pronuncia sobre empresa de segurança.
Osmar Stabile se pronuncia sobre empresa de segurança. Foto: Brazil Photo Press / Alamy Live News

O presidente do Sport Club Corinthians Paulista, Osmar Stabile, admitiu que a contratação emergencial da empresa Mega Assessoria Operacional Ltda para atuar na segurança do clube não seguiu todos os protocolos internos exigidos pelo Corinthians.


A declaração acontece em meio à investigação aberta pelo Ministério Público de São Paulo (MP-SP) sobre pagamentos de R$ 676 mil feitos pelo clube à empresa entre setembro e outubro de 2025.


O mandatário se pronunciou nesta quarta-feira, no Parque São Jorge, após a repercussão do caso envolvendo a utilização de uma empresa sem autorização da Polícia Federal para atuar formalmente no setor de segurança privada.


Segundo informações publicadas inicialmente pelo UOL, o MP-SP apura possíveis crimes de furto, falsidade ideológica e outras irregularidades relacionadas ao episódio.


Osmar Stabile relaciona contratação à crise política no Parque São Jorge


Em entrevista ao Meu Timão, Osmar Stabile afirmou que a decisão de trocar toda a estrutura de segurança do clube ocorreu após os episódios de invasão registrados no Parque São Jorge em maio de 2025.


Na ocasião, a conselheira Maria Angela de Souza Ocampos anunciou ter assumido a presidência do Conselho Deliberativo e determinou o retorno de Augusto Melo à presidência do clube, anulando decisões anteriores do órgão. O episódio gerou forte tensão interna e ampliou a crise política no Corinthians.


Segundo Stabile, ele havia assumido o comando do clube poucos dias antes da invasão e encontrou resistência por parte dos profissionais responsáveis pela segurança naquele momento.

“Os seguranças, de modo geral, não quiseram dar força nenhuma para o presidente. Eu pedi para liberar para que alguns sócios, alguns conselheiros, subissem para me ajudar, e eles disseram não, aqui a gente não atende você, a gente atende o outro presidente”, afirmou.

O presidente declarou que, após o episódio, decidiu afastar imediatamente as empresas responsáveis pela segurança do clube.


“Era uma questão de vida ou morte”, diz Stabile


Durante a entrevista, Osmar Stabile afirmou que o cenário vivido pelo clube naquele momento exigia medidas emergenciais e rápidas, sem tempo hábil para processos convencionais de contratação.


Segundo o dirigente, o Corinthians ainda não possuía estrutura jurídica ou de compliance consolidada durante os primeiros dias da nova gestão.

“Não tinha tempo para fazer licitação. Não tinha tempo para nada, porque a gente estava tentando salvar a pele nesse momento. Falavam de invadir novamente, falavam que o crime organizado estava aqui instalado”, declarou.

Stabile também revelou que episódios registrados no CT Dr. Joaquim Grava aumentaram a preocupação da diretoria com a segurança patrimonial do clube.


Segundo ele, a prioridade inicial foi reforçar a segurança do CT profissional, do CT da base, da Neo Química Arena e do Parque São Jorge.


Fernando recebeu autorização para atuar na operação de segurança


O presidente explicou que delegou a gestão operacional da segurança a Fernando José da Silva, então gerente operacional do clube social do Corinthians.


De acordo com Stabile, um documento interno autorizava Fernando a tomar providências relacionadas às portarias do Parque São Jorge, da Neo Química Arena e dos centros de treinamento do clube.

“Meu acesso foi dar essa autorização e eles correrem em cima e resolver esse problema que eu achava aqui sem segurança nenhuma”, explicou.

A empresa Mega Assessoria Operacional Ltda foi aberta em nome de Fernando José da Silva e posteriormente passou a emitir notas fiscais para o Corinthians.


Presidente admite que empresa não estava homologada


Em um dos principais trechos da entrevista, Osmar Stabile admitiu que a empresa utilizada emergencialmente não estava homologada pelo clube e ainda não cumpria todas as exigências previstas naquele momento.


Segundo ele, a urgência da situação fez com que questões burocráticas fossem tratadas posteriormente.

“Ela não cumpria todas as regras e nem estava homologada pelo Corinthians, porque foi de emergência. Não dava tempo. Era uma questão de vida ou morte”, afirmou.

Stabile declarou ainda que acreditava que os departamentos responsáveis haviam posteriormente regularizado a situação da empresa.


Stabile diz que foco da presidência estava na renovação com a Nike


Ao explicar por que não acompanhou diretamente a situação envolvendo a empresa de segurança, Osmar Stabile afirmou que naquele período estava concentrado em negociações estratégicas do clube, incluindo a renovação contratual com a Nike, oficializada em agosto de 2025.

“Eu estava tratando a Nike, eu estava tratando uma série de assuntos importantíssimos que não dava para eu ficar controlando tudo”, declarou.

Segundo o presidente, o acompanhamento operacional foi delegado aos departamentos internos do Corinthians.


Confira a entrevista na íntegra publicada pelo Meu Timão:



Ministério Público investiga pagamentos e ouvirá envolvidos


Ainda segundo a apuração, o MP-SP marcou para o dia 26 de maio os interrogatórios de Fernando José da Silva e de Fábio Soares Souza, diretor administrativo do Corinthians e apontado entre os principais envolvidos no caso.


O órgão também solicitou documentos relacionados à contratação da empresa e detalhes sobre as atividades exercidas por Fernando dentro do clube.


O caso envolvendo a Mega Assessoria Operacional Ltda deve seguir no centro da crise política do Corinthians nos próximos dias, principalmente após a abertura da investigação do MP-SP e da convocação dos envolvidos para prestar depoimento.


O episódio amplia a pressão interna sobre a gestão de Osmar Stabile em meio aos debates sobre governança, transparência e controle administrativo no Parque São Jorge.


O InfoTimão acompanha diariamente os bastidores políticos, administrativos e esportivos do Corinthians, trazendo informações, análises e cobertura completa sobre tudo o que movimenta o clube.

Comentários


bottom of page