top of page

Corinthians vence o Grêmio por 2 a 0 com gols de Gustavo Henrique e Memphis Depay e emenda terceira vitória seguida no Brasileirão 2025

  • Foto do escritor: Redação InfoTimão
    Redação InfoTimão
  • 2 de nov.
  • 4 min de leitura
Jogadores do Corinthians celebram o gol de Gustavo Henrique que abriu o placar diante do Grêmio.
Jogadores do Corinthians celebram o gol de Gustavo Henrique que abriu o placar diante do Grêmio. Foto: Danilo Fernandes / Meu Timão

Timão chega a 42 pontos e encosta no G7 do Campeonato Brasileiro 2025


O Corinthians manteve o embalo no Campeonato Brasileiro de 2025 e conquistou mais uma vitória importante na tarde deste domingo. Jogando diante da Fiel Torcida, na Neo Química Arena, o time de Dorival Júnior superou o Grêmio por 2 a 0, em partida válida pela 31ª rodada da competição nacional. Os gols que garantiram o terceiro triunfo consecutivo do Timão foram marcados por Gustavo Henrique e Memphis Depay, um em cada tempo de jogo.


Com o resultado, o Corinthians chegou aos 42 pontos e assumiu a nona colocação da tabela, ficando apenas cinco pontos atrás do Fluminense, que abre o G7, zona de classificação à Copa Libertadores de 2026. Além de somar mais três pontos, o time corinthiano confirmou o bom momento da equipe, que tem mostrado consistência ofensiva e solidez defensiva nas últimas rodadas.


Escalações e desfalques


Corinthians


Sem os volantes Raniele, José Martínez (terceiro amarelo) e Breno Bidon (expulso na rodada anterior), e ainda sem André Luiz e Vitinho (departamento médico), Dorival Júnior promoveu retornos importantes: Hugo Souza (recuperado de lesão no ombro), Matheuzinho e Maycon (ambos voltando de suspensão).


Time inicial: Hugo Souza; João Pedro, Gustavo Henrique e Fabrizio Angileri; Matheuzinho, Maycon, André Carrillo e Matheus Bidu; Rodrigo Garro; Memphis Depay e Yuri Alberto.


Banco: Felipe Longo, Félix Torres, André Ramalho, Romero, Cacá, Kayke, Charles, Ryan, Talles Magno, Hugo Farias, Gui Negão e Dieguinho.


Grêmio


Tiago Volpi; João Lucas, Noriega, Wagner Leonardo e Marlon; Dodi, Arthur e Edenílson; Amuzu, Alisson e Carlos Vinícius. Técnico: Mano Menezes.


Domínio alvinegro e bola parada decisiva com Gustavo Henrique


Desde o apito inicial, o Corinthians tomou a iniciativa da partida, controlando a posse de bola e buscando abrir o placar pelas laterais. Apostando nas subidas de Matheuzinho e Matheus Bidu, o time impôs ritmo alto e manteve o adversário recuado. Logo aos 12 minutos, o primeiro aviso: Rodrigo Garro cruzou da esquerda e Gustavo Henrique subiu livre, mas cabeceou por cima. Pouco depois, o zagueiro teria nova chance — e dessa vez, não desperdiçou.


Aos 16 minutos, após cobrança de escanteio do próprio Garro, o goleiro Tiago Volpi saiu mal e a bola sobrou para Gustavo Henrique, que testou firme na segunda trave e abriu o placar para o Corinthians. Foi o início de uma atuação dominante do sistema ofensivo alvinegro, que ainda criou outras boas oportunidades. Aos 22, Yuri Alberto cabeceou com perigo e obrigou Volpi a uma grande defesa. O camisa 10 Memphis Depay também deixou sua marca de perigo ao acertar a trave direita em um chute de fora da área aos 38 minutos.


O Grêmio, comandado por Mano Menezes, tentou reagir em contra-ataques e finalizações de média distância, especialmente com Marlon e Amuzu, mas esbarrou nas boas intervenções do goleiro Hugo Souza, seguro nas saídas e firme nas defesas. O Timão ainda reclamou de um possível pênalti por toque de mão de Noriega, já nos acréscimos do primeiro tempo, mas o árbitro Davi de Oliveira Lacerda mandou seguir e encerrou a etapa com vitória parcial corinthiana.


0, na Neo Química Arena
Memphis Depay encerrou jejum e marcou o segundo gol na vitória do Corinthians sobre o Grêmio por 2 a 0, na Neo Química Arena. Foto: Felipe Rau / Estadão

Controle e precisão para garantir os três pontos com Memphis


Na volta do intervalo, o Corinthians manteve a postura ofensiva e seguiu trocando passes no campo adversário. A equipe valorizava a posse e buscava ampliar o placar com Memphis, que era o jogador mais acionado no setor de ataque. O camisa 10 quase marcou em boa jogada com Matheus Bidu, mas a zaga gremista conseguiu bloquear o chute no momento exato.


O Grêmio respondeu em contra-ataque armado por Arthur, que inverteu o jogo para Alisson, mas o meia finalizou para fora. A partida seguiu em ritmo intenso, com o Corinthians tentando explorar os espaços deixados pelo adversário, que se lançava cada vez mais ao ataque. Yuri Alberto ainda teve boa chance em jogada individual pela esquerda, e Garro seguiu sendo o principal articulador da equipe, controlando o meio-campo com precisão nos passes e nas inversões de jogo.


Aos 32 minutos, Dorival promoveu a entrada de Gui Negão no lugar de Yuri Alberto, e o jovem atacante participaria imediatamente de um lance decisivo. Em cruzamento para a área, a bola desviou na mão de Dodi, e o árbitro assinalou pênalti para o Timão. Na cobrança, Memphis Depay bateu firme, rasteiro, no canto esquerdo, ampliando o marcador e garantindo o triunfo corinthiano por 2 a 0.


Nos minutos finais, o treinador ainda aproveitou para rodar o elenco, com Hugo Farias, Charles e Dieguinho ganhando oportunidades. O Grêmio tentou pressionar no fim e chegou a acertar a trave com André Henrique, mas o sistema defensivo alvinegro manteve a consistência até o apito final.



Destaques individuais

  • Gustavo Henrique: presença dominante nas duas áreas e gol que abriu o caminho da vitória.

  • Rodrigo Garro: precisão nas bolas paradas e na construção.

  • Memphis Depay: participação constante nas finalizações, bola na trave e frieza para definir de pênalti.

  • Hugo Souza: intervenções importantes em chutes de média distância e nas saídas do gol.


Segurança, equilíbrio e crescimento


Mais do que o resultado, a vitória demonstrou o equilíbrio tático e a confiança que a equipe vem adquirindo sob o comando de Dorival Júnior. O técnico conseguiu ajustar o sistema defensivo e potencializar a movimentação ofensiva, com destaque para Rodrigo Garro, que comandou o meio-campo, e Gustavo Henrique, decisivo nas bolas aéreas. Memphis Depay, por sua vez, mostrou novamente seu protagonismo, participando ativamente das jogadas e convertendo o pênalti com frieza.


O que vem pela frente


Com a vitória, o Corinthians chegou a 42 pontos e manteve a recuperação no campeonato, agora mirando o G7. O próximo compromisso será na quarta-feira, dia 5 de novembro, às 19h, contra o Red Bull Bragantino, no Estádio Municipal de Bragança Paulista, pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro. A equipe alvinegra tenta manter a sequência positiva e seguir firme na luta por uma vaga na Libertadores.


Acompanhe a cobertura completa, bastidores e análises do Timão no InfoTimão, o portal da Fiel.

Comentários


bottom of page