Memória InfoTimão: Troféu Pereba — a divertida tradição dos rachões do Corinthians
- Redação InfoTimão

- 9 de out.
- 2 min de leitura

No ambiente descontraído do futebol, algumas histórias viram lendas internas. Uma delas é o Troféu Pereba, tradição que marcou os rachões do Corinthians em diferentes temporadas e proporcionou momentos de confraternização entre jogadores e comissão técnica. As lembranças desse prêmio foram reveladas em um relato do ex-fotógrafo do clube, Daniel Augusto Jr., que acompanhou de perto o cotidiano do Timão.
O que era o Troféu Pereba?
O Troféu Pereba era entregue ao final dos rachões — treinos recreativos conhecidos também como “dois toques” — disputados geralmente na véspera dos jogos. As equipes já eram 90% definidas no começo da temporada e dificilmente sofriam mudanças, salvo em casos de lesões ou entradas de novos atletas.
Segundo o depoimento de Daniel, nos últimos anos, por exemplo, normalmente, Cássio liderava o time dos coletes, enquanto Walter, outro goleiro de longa data no Timão, ficava à frente do time sem colete.
O prêmio, no entanto, não ia para o craque da atividade, mas sim para o pior jogador do time derrotado, em votação feita pelo próprio grupo. Ou seja: não havia escapatória. Tanto titulares absolutos, estrelas renomadas, quanto jovens recém-promovidos da base poderiam levar o temido troféu.

Criatividade nas premiações
O objeto simbólico nem sempre era o mesmo. Houve ocasiões em que o troféu “oficial” não estava disponível, e qualquer coisa servia para manter a brincadeira. Um dos casos mais lembrados aconteceu em 19 de abril de 2013, quando até uma lata de lixo foi improvisada como prêmio.
Em outras oportunidades, cones de treinamento ou pequenas taças assumiram o papel de troféu máximo do rachão.
A peça mais tradicional, porém, trazia uma chuteira dourada fixada em uma base com a inscrição “O Pereba do Rachão”, como mostram diversas fotos de atletas corinthianos segurando o troféu com bom humor.
Espírito de confraternização
Mais do que premiar o “pior do treino”, o Troféu Pereba simbolizava a leveza dos momentos internos no elenco. Entre risadas e provocações, o prêmio reforçava o clima de união do grupo, mostrando que até as falhas faziam parte do processo de fortalecimento do vestiário.
Ídolos e promessas já posaram com a pequena taça dourada, eternizando uma tradição que até hoje é lembrada com carinho por todos que viveram essa tradição alvinegra.
Agradecimento especial
Além de relembrar uma tradição divertida do clube, o resgate da história do Troféu Pereba também valoriza a memória do Corinthians.
Um agradecimento especial do InfoTimão ao ex-fotógrafo corinthiano Daniel Augusto Jr., que compartilhou esses registros e relatos. Com sua vivência diária no CT, ele ajudou a preservar e dividir momentos únicos da história alvinegra, pela ótica de quem acompanhou tudo tão de perto.
Confira as fotos do Troféu Pereba divulgadas por Daniel Augusto Jr.
Quer mais curiosidades, bastidores e histórias exclusivas do Timão? Continue acompanhando o InfoTimão, sua casa de notícias sobre o Corinthians.





















































Comentários