top of page

Gol de Flaco López no fim define a derrota do Corinthians no primeiro Dérbi de 2026

  • Foto do escritor: Redação InfoTimão
    Redação InfoTimão
  • há 5 minutos
  • 4 min de leitura
Memphis Depay escorrega e desperdiça cobrança de pênalti em Corinthians x Palmeiras na Neo Química Arena pelo Campeonato Paulista.
Memphis Depay escorrega e desperdiça cobrança de pênalti em Corinthians x Palmeiras na Neo Química Arena pelo Campeonato Paulista. Foto: Marcos Ribolli / ge

O Corinthians foi derrotado pelo Palmeiras por 1 a 0 na noite deste domingo, na Neo Química Arena, em confronto válido pela sétima rodada do Campeonato Paulista. O gol do clássico foi marcado por Flaco López aos 38 minutos do segundo tempo.


Apesar do resultado negativo, o Corinthians teve desempenho superior ao longo da partida, principalmente na etapa inicial, quando controlou a posse de bola, criou as melhores oportunidades e desperdiçou um pênalti que poderia ter alterado o rumo do Dérbi.


Com o placar, o Timão permanece com 11 pontos e cai para a quinta colocação do Estadual, além de perder a chance de encerrar a primeira fase na liderança geral da competição.


Escalações


Corinthians


O técnico Dorival Júnior escalou o Corinthians com:Hugo Souza; Matheuzinho, Gabriel Paulista, Gustavo Henrique e Matheus Bidu; Raniele, André Luiz, Matheus Pereira e Breno Bidon; Yuri Alberto e Memphis Depay.


Banco de reservas: Felipe Longo, João Pedro, André Ramalho, Rodrigo Garro, Vitinho, Pedro Raul, Pedro Milans, Cacá, Charles, Gui Negão e Dieguinho.


Desfalques: Kaio César, com lesão no músculo posterior da coxa direita; Hugo Farias, com lesão no menisco lateral do joelho direito; e André Carrillo, cortado de última hora após sentir dores no adutor da perna esquerda.


Palmeiras


A equipe comandada por Abel Ferreira iniciou o clássico com: Carlos Miguel; Khellven, Murilo, Gustavo Gómez e Joaquín Piquerez; Marlon Freitas, Andreas Pereira, Allan e Maurício; Flaco López e Vitor Roque.


Primeiro tempo


O Corinthians iniciou o Dérbi impondo ritmo e ocupando o campo ofensivo. Logo no primeiro minuto, Memphis aproveitou falha de Khellven, girou na área e serviu Yuri Alberto, que teve a finalização travada.


Com maior posse de bola e melhor organização, o Timão voltou a levar perigo aos 17 minutos, quando Breno Bidon recebeu passe de Memphis dentro da área e finalizou cruzado, assustando o goleiro Carlos Miguel. Em seguida, Matheuzinho encontrou Memphis livre pela direita, que cruzou para Yuri Alberto cabecear próximo à trave.


A principal chance da primeira etapa surgiu em cobrança de escanteio. Após disputa aérea, Carlos Miguel atingiu Gustavo Henrique ao tentar afastar a bola, e o árbitro Raphael Claus assinalou pênalti. Na cobrança, Memphis escorregou e finalizou para fora, mantendo o placar zerado.


O Palmeiras tentou responder em bolas paradas, mas sem efetividade. Assim, o primeiro tempo terminou em 0 a 0, com superioridade corinthiana em volume de jogo e criação de oportunidades.


Segundo tempo


A segunda etapa começou mais equilibrada, com o Palmeiras buscando mais o ataque. Ainda assim, o Corinthians voltou a criar boas chances. Aos 15 minutos, Memphis finalizou de fora da área, obrigando Carlos Miguel a espalmar. Na sequência, Matheus Bidu arriscou de média distância, novamente parado pelo goleiro adversário.


Em escanteio cobrado por Memphis, Gabriel Paulista subiu bem e cabeceou forte, mas Carlos Miguel fez grande defesa. Dorival Júnior tentou dar mais mobilidade ao time com a entrada de Rodrigo Garro.


O Palmeiras passou a ameaçar em contra-ataques. Em um deles, Luighi saiu cara a cara com Hugo Souza, mas Matheuzinho se recuperou e realizou desarme providencial.


Aos 38 minutos, saiu o gol do clássico. Maurício finalizou de fora da área, a bola desviou em Gabriel Paulista, Hugo Souza rebateu, e Flaco López aproveitou o rebote para marcar o único gol da partida.


Mesmo com as entradas de Pedro Raul, Dieguinho e Vitinho nos minutos finais, o Corinthians não conseguiu reagir e acabou derrotado no primeiro Dérbi de 2026.



As polêmicas do clássico: Andreas Pereira cava marca do pênalti e briga após gol de Flaco


O clássico na Neo Química Arena também ficou marcado por lances polêmicos. No primeiro tempo, o meio-campista Andreas Pereira, do Palmeiras, cavou a marca do pênalti momentos antes da cobrança desperdiçada por Memphis Depay, do Corinthians.


A penalidade foi assinalada aos 33 minutos pelo árbitro Raphael Claus, após o goleiro Carlos Miguel atingir a cabeça de Gustavo Henrique ao sair de soco em cobrança de escanteio. Enquanto os jogadores discutiam o lance e aguardavam a análise do VAR, Andreas Pereira aproveitou para desgastar o gramado ao redor da marca da cal com os pés. A cena foi flagrada e exibida pela transmissão da Record, sem que árbitro ou jogadores percebessem a ação no momento. Na cobrança, Memphis escorregou exatamente no local mexido e finalizou para fora, desperdiçando a chance de abrir o placar ainda no primeiro tempo.


Outra confusão ocorreu já na reta final da partida, após o gol de Flaco López, aos 38 minutos do segundo tempo. Na comemoração, o atacante argentino chutou a bandeirinha de escanteio que levava o escudo do Corinthians, próxima à torcida alvinegra, o que gerou forte reação dos jogadores e reservas do Timão que estavam no aquecimento.


Houve empurra-empurra entre atletas das duas equipes. Matheus Bidu chegou a segurar Flaco pelo colarinho, enquanto Gustavo Gómez entrou para defender os companheiros do Palmeiras. Apesar do clima tenso, não houve agressões físicas. Após revisão do VAR, o árbitro aplicou apenas cartão amarelo em Flaco López pela comemoração considerada provocativa.


Próximo jogo do Corinthians


Anota aí, Fiel. O Corinthians volta a campo na quinta-feira, dia 12 de fevereiro, quando enfrenta o Red Bull Bragantino, novamente na Neo Química Arena, às 20h, pelo Campeonato Brasileiro.


InfoTimão acompanha tudo


O InfoTimão segue com cobertura completa do Corinthians, trazendo análises, bastidores, entrevistas e tudo o que envolve o dia a dia do clube. Siga ligado e fique por dentro.

bottom of page