top of page

Fernando Diniz intensifica ajustes táticos em terceiro dia da intertemporada do Corinthians

  • Foto do escritor: Redação InfoTimão
    Redação InfoTimão
  • há 9 minutos
  • 3 min de leitura

Treinador comandou atividades voltadas à criação ofensiva e à pressão pós-perda durante mais um dia de preparação no CT Joaquim Grava


Elenco realizou exercícios na academia e no gramado.
Elenco realizou exercícios na academia e no gramado. Foto: Rodrigo Gazzanel / Agência Corinthians

O Corinthians concluiu, neste sábado (27), o terceiro dia de atividades da intertemporada no CT Dr. Joaquim Grava. Após uma reapresentação voltada à adaptação física e um segundo dia marcado por avaliações médicas e de desempenho, a comissão técnica de Fernando Diniz começou a intensificar os trabalhos táticos, direcionando o foco para conceitos que deverão marcar a equipe na sequência da temporada.


Além de recuperar o condicionamento físico do elenco, o período sem jogos oficiais tem permitido ao treinador aprofundar aspectos coletivos que dificilmente conseguem ser trabalhados com o calendário em andamento. O Timão terá pela frente a reta decisiva do Campeonato Brasileiro, além das oitavas de final da Copa do Brasil e da CONMEBOL Libertadores.


Treino prioriza criação ofensiva e pressão após perda da posse


A programação começou pela manhã com um trabalho de força na academia. Em seguida, os jogadores seguiram para o gramado, onde iniciaram as atividades com um aquecimento envolvendo dinâmica de passes e cabeceios.


Na sequência, o elenco participou de exercícios de posse de bola e de uma atividade específica de tração com finalizações. No trabalho, os atletas realizavam movimentos de força e aceleração presos a um elástico, segurado por um companheiro, antes de concluírem as jogadas em direção ao gol.


O treinamento foi encerrado com uma atividade de ataque contra defesa, na qual Fernando Diniz deu ênfase à criação ofensiva e à pressão pós-perda, dois princípios característicos do modelo de jogo adotado pelo treinador.


Durante o exercício, o comandante interrompeu as jogadas em diversos momentos para orientar posicionamentos, movimentações e tomadas de decisão, aproveitando a intertemporada para corrigir detalhes que costumam ser difíceis de trabalhar durante a sequência intensa de partidas.


Intertemporada permite aprofundar ideias de Fernando Diniz


Diferentemente do que ocorre durante o calendário regular, a pausa para a Copa do Mundo oferece ao Corinthians um período raro de treinamentos consecutivos.


Com quase um mês até a retomada oficial da temporada, Fernando Diniz tem a oportunidade de consolidar conceitos táticos, fortalecer mecanismos coletivos e ampliar o repertório ofensivo da equipe antes da sequência decisiva do ano.


Além do ajuste do time considerado titular, a comissão técnica também observa atletas que tiveram menos oportunidades no primeiro semestre. O InfoTimão mostrou recentemente quais foram os jogadores que menos atuaram pelo Corinthians em 2026 e que podem aproveitar a intertemporada para ganhar espaço na equipe.


Confira algumas imagens do treino do Timão:



Carrillo e Memphis seguem como ausências


Fernando Diniz ainda não contou com o elenco completamente à disposição neste terceiro dia de preparação.


O meia André Carrillo permanece em período adicional de descanso após defender a Seleção Peruana antes da Copa do Mundo e deve se reapresentar ao grupo na próxima segunda-feira (29).


Já Memphis Depay continua integrado à Seleção da Holanda, que disputa a Copa do Mundo. O atacante retornará ao Corinthians somente após o encerramento da participação holandesa no torneio e do período de descanso previsto pelo departamento de futebol.


Amistoso será primeiro teste antes da volta oficial


A primeira oportunidade para observar a evolução do trabalho de Fernando Diniz em situação de jogo acontecerá no dia 12 de julho, quando o Corinthians enfrenta o Cascavel-PR, às 16h, em amistoso no Paraná.


O confronto será utilizado pela comissão técnica para testar variações táticas, distribuir minutos ao elenco e acelerar o ritmo competitivo antes da retomada das competições oficiais. O InfoTimão preparou uma matéria especial com todos os detalhes do amistoso entre Corinthians e Cascavel, incluindo local da partida, horário e informações sobre ingressos.


O retorno oficial aos gramados está marcado para o dia 23 de julho, diante do Remo, na Neo Química Arena, pelo Campeonato Brasileiro. Na sequência, o Timão iniciará também as disputas das oitavas de final da Copa do Brasil, contra o Internacional, e da CONMEBOL Libertadores, diante do Rosario Central.


Preparação entra em fase decisiva


Com três dias de intertemporada concluídos, o Corinthians começa a migrar gradualmente de uma preparação predominantemente física para um trabalho cada vez mais voltado ao refinamento do modelo de jogo de Fernando Diniz.


A tendência é que, nas próximas semanas, os treinamentos em campo ganhem ainda mais protagonismo, permitindo que a equipe chegue ao amistoso diante do Cascavel com uma identidade tática mais consolidada antes da maratona de jogos que definirá os objetivos do clube no segundo semestre.


Anota aí, Fiel

12/07 – Cascavel x Corinthians, amistoso.

23/07 – Corinthians x Remo, Campeonato Brasileiro.


O InfoTimão acompanha diariamente a intertemporada do Corinthians, trazendo bastidores, análises e todas as novidades da preparação alvinegra para o segundo semestre da temporada.

bottom of page