top of page

Corinthians inicia intertemporada no CT com foco em três competições; Raniele destaca preparação

  • Foto do escritor: Redação InfoTimão
    Redação InfoTimão
  • há 5 minutos
  • 4 min de leitura

Elenco alvinegro se reapresentou no CT Joaquim Grava e terá quase um mês de preparação antes da retomada oficial da temporada


Gabriel Paulista, Gustavo Henrique, Matheus Bidu, Ji-Paraná, Yuri Alberto e André Ramalho durante o primeiro treinamento do Timão.
Gabriel Paulista, Gustavo Henrique, Matheus Bidu, Ji-Paraná, Yuri Alberto e André Ramalho durante o primeiro treinamento do Timão. Foto: Rodrigo Gazzanel / Agência Corinthians

O Corinthians está oficialmente de volta aos trabalhos. Nesta quinta-feira (25), o elenco alvinegro se reapresentou no CT Dr. Joaquim Grava e iniciou a intertemporada durante a pausa para a Copa do Mundo, com foco total na sequência da temporada.


O período será um dos mais importantes desde a chegada de Fernando Diniz ao clube. Sem jogos oficiais por quase um mês, o Timão terá tempo para recuperar atletas, ajustar a parte física, aprofundar conceitos táticos e preparar o grupo para três frentes decisivas: Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e CONMEBOL Libertadores.


Reunião, academia e treino em quatro estações marcam retorno


O primeiro dia de atividades começou com uma reunião na sala de preleção entre jogadores, o executivo de futebol Marcelo Paz e o técnico Fernando Diniz. O encontro serviu para alinhar o planejamento da intertemporada e projetar a sequência do calendário.


Depois, o elenco realizou uma ativação na academia antes de seguir para o campo. No gramado, a comissão técnica organizou um trabalho dividido em quatro estações, com exercícios de posse de bola, corrida intermitente com mudança de direção, finalizações e corrida intervalada.


Na sequência, Diniz comandou uma atividade de ataque contra defesa com transição, também com a participação de atletas das categorias de base. No período da tarde, os jogadores voltaram à academia para um trabalho de força.


Raniele valoriza pausa e fala em elevar nível físico e tático


O volante Raniele vê a intertemporada como uma oportunidade importante para o Corinthians chegar em melhores condições ao restante da temporada. O camisa 14 destacou que o grupo vinha de uma sequência intensa e que o período de descanso também era necessário.

“Essa primeira atividade foi de adaptação. Foi importante ter essa parada para darmos uma descansada. Vínhamos sem um período mais longo de férias devido ao título da Copa do Brasil no final do ano. Nossas expectativas são as melhores. Espero que a gente use esse período da melhor maneira.”

Para Raniele, o momento também será de intensificar os trabalhos para que a equipe retorne mais preparada física e taticamente.

“Durante os campeonatos já tinha muito trabalho, imagine agora. Será um tempo importante. Entendemos que esse momento é de puxar um pouco a corda para que a gente possa chegar bem física e taticamente no restante da temporada. Que o grupo inteiro consiga aproveitar e desfrutar deste tempo.”

Assista como foi o treino do Timão e a entrevista do Raniele



Jesse Lingard, Carrillo e Memphis não participaram da reapresentação


O Corinthians teve três ausências no primeiro dia de trabalho no CT Joaquim Grava.


O atacante Jesse Lingard teve um problema logístico em um voo interno na Inglaterra e deve se apresentar ao grupo nesta sexta-feira (26). Já o meia André Carrillo ganhou um período adicional de descanso após defender a Seleção Peruana em amistosos antes da Copa do Mundo e tem retorno previsto para segunda-feira (29).


A outra ausência foi Memphis Depay, que segue com a Holanda na disputa da Copa do Mundo. O atacante será reintegrado ao Corinthians após o encerramento da participação holandesa no Mundial e o período de descanso definido pelo departamento de futebol.


Intertemporada também abre espaço para jogadores menos utilizados


Além de ajustar a equipe principal, a pausa pode ser importante para atletas que tiveram menos oportunidades no primeiro semestre. Com semanas livres de jogos oficiais, Fernando Diniz terá mais tempo para observar o elenco, testar alternativas e dar novo espaço a jogadores que buscam minutos na sequência da temporada.


Nomes que pouco atuaram até a pausa para a Copa do Mundo chegam à intertemporada com a chance de mudar o cenário interno. O InfoTimão listou os jogadores que menos atuaram pelo Corinthians em 2026 e mostrou quem pode aproveitar o período de treinos para tentar ganhar espaço com Fernando Diniz.


Jogadores do Corinthians iniciam preparação no CT.
Jogadores do Corinthians iniciam preparação no CT. Foto: Rodrigo Gazzanel / Agência Corinthians

Amistoso contra o Cascavel será teste antes da volta oficial


Antes da retomada oficial das competições, o Corinthians fará um amistoso contra o Cascavel-PR. A partida está marcada para o dia 12 de julho, às 16h, no Estádio Municipal Arnaldo Busato, em Cascavel, no Paraná.


O jogo servirá como teste para Fernando Diniz observar o comportamento da equipe em situação real de partida, distribuir minutos ao elenco e ajustar detalhes antes da volta ao calendário oficial. O InfoTimão também publicou uma matéria com todos os detalhes do amistoso entre Corinthians e Cascavel, incluindo data, local, horário e venda de ingressos.


O primeiro compromisso oficial do Corinthians no segundo semestre será no dia 23 de julho, às 19h30, contra o Remo, na Neo Química Arena, pela sequência do Campeonato Brasileiro.


Diniz ganha tempo raro para trabalhar o Corinthians


Em um calendário brasileiro marcado por viagens, jogos em sequência e pouco tempo livre para treinar, a pausa representa uma oportunidade rara para Fernando Diniz. O treinador terá praticamente quatro semanas para reforçar ideias, corrigir problemas e consolidar mecanismos antes de uma sequência que pode definir os rumos do Corinthians na temporada.


O desafio será transformar esse período sem jogos oficiais em evolução prática dentro de campo. Entre Brasileirão, Copa do Brasil e Libertadores, o Timão volta pressionado por resultados, mas também com uma janela importante de preparação para tentar crescer no momento decisivo do ano.


Anota aí, Fiel

12/07 – Cascavel x Corinthians, amistoso.

23/07 – Corinthians x Remo, Campeonato Brasileiro.


Acompanhe todas as informações da preparação do Corinthians, bastidores, mercado da bola e cobertura completa do dia a dia do Timão aqui no InfoTimão.

bottom of page