Corinthians falha defensivamente, perde para o São Paulo no Morumbis pelo Brasileirão 2025
- Redação InfoTimão

- 21 de jul.
- 3 min de leitura

O Corinthians foi superado pelo São Paulo na noite deste sábado (19), em clássico válido pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro 2025. Jogando no Morumbis, o Timão cometeu sucessivos erros defensivos e saiu derrotado por 2 a 0, com dois gols marcados pelo atacante Luciano ainda na primeira etapa.
Escalação e desfalques
Para o clássico, o Corinthians não contou com Matheuzinho, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, nem com Hugo, Maycon e Yuri Alberto, todos fora por questões físicas. Com isso, Dorival Júnior escalou o Timão com:
Hugo Souza; Félix Torres, André Ramalho, Cacá e Matheus Bidu; José Martínez, André Carrillo e Breno Bidon; Rodrigo Garro; Ángel Romero e Memphis Depay.
No banco de reservas, estavam: Felipe Longo, Gustavo Henrique, Raniele, Héctor Hernández, Fabrizio Angileri, Kayke, Léo Mana, Charles, Talles Magno, João Pedro Tchoca, Gui Negão e Dieguinho.
Primeiros minutos equilibrados, mas queda brusca no rendimento
A equipe alvinegra até começou melhor no confronto, disputando com intensidade o meio-campo e demonstrando um leve domínio nos primeiros 20 minutos. Porém, a partir da metade final do primeiro tempo, o Corinthians desorganizou-se defensivamente, permitindo ao rival marcar dois gols relâmpagos, ambos com participação decisiva de Luciano e com falhas claras na recomposição da defesa corinthiana.
No primeiro gol, André Silva encontrou Luciano livre dentro da área, que finalizou com precisão. Pouco depois, em nova falha da zaga, o lateral Wendell cruzou rasteiro após jogada individual pela direita, e o camisa 10 do Tricolor completou para as redes, ampliando o marcador.
Substituições e clima tenso na etapa final
No intervalo, o técnico Dorival Júnior promoveu três alterações na equipe: Félix Torres, José Martínez e Memphis Depay deram lugar a Léo Mana, Raniele e Gui Negão. Mesmo com as mudanças e a manutenção do esquema 4-3-1-2, o Corinthians continuou com dificuldades para reagir, sem conseguir criar oportunidades reais de gol e sofrendo com o bom posicionamento defensivo do São Paulo.
A frustração tomou conta do time e da comissão técnica. O preparador de goleiros Marcelo Carpes acabou expulso por reclamação. Em campo, a equipe não demonstrava reação, e chegou a ouvir gritos de “olé” da torcida são-paulina.
Dorival ainda tentou dar novo fôlego ao time com a entrada de Talles Magno e Fabrizio Angileri nos lugares de Matheus Bidu e André Carrillo. No entanto, as mudanças pouco surtiram efeito. Garro, uma das esperanças de criatividade do meio-campo, acabou amarelado por reclamação, ilustrando o nervosismo que dominou o elenco nos minutos finais.
São Paulo aproveita e mantém superioridade no Morumbis
Do outro lado, o São Paulo, comandado por Hernán Crespo, também enfrentava desfalques importantes, mas conseguiu controlar o jogo com organização tática. A equipe tricolor contou com boas atuações de Wendell, Oscar (que saiu lesionado) e, claro, Luciano, autor dos dois gols da vitória.
Mesmo com algumas tentativas pontuais, como a jogada de Romero no primeiro tempo e o chute de Bidu que acertou a rede pelo lado de fora, o Corinthians pouco produziu e não conseguiu ameaçar a meta do goleiro Rafael de maneira consistente.
Próximo compromisso: foco na Neo Química Arena
Com a derrota, o Timão se complica na tabela do Brasileirão 2025 e precisa reagir. O próximo compromisso será contra o Cruzeiro, na próxima quarta-feira (23), às 19h30, na Neo Química Arena, pela 16ª rodada da competição.
Será fundamental para o Corinthians não apenas pontuar, mas apresentar um futebol mais consistente, especialmente no setor defensivo, que foi o grande ponto fraco no clássico deste sábado.
Quer saber tudo sobre o Corinthians no Brasileirão 2025? Bastidores, escalações, repercussões e muito mais você encontra aqui no InfoTimão – o portal feito de corinthiano para corinthiano!













Comentários