top of page

Corinthians e o Pacaembu: o retorno e o retrospecto na Saudosa Maloca Corinthiana

  • Foto do escritor: Redação InfoTimão
    Redação InfoTimão
  • 14 de fev.
  • 5 min de leitura

Atualizado: 15 de mar.


Corinthians e o Pacaembu: o retorno e o retrospecto na Saudosa Maloca Corinthiana
Foto: Daniel Augusto Jr./Agência Corinthians

No dia 15 de janeiro de 2025, o Corinthians volta a disputar uma partida no Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, o meu, o seu, o nosso, o histórico Pacaembu.


O duelo contra a Portuguesa, pela 10ª rodada do Paulistão 2025, marca o retorno do Timão ao palco de grandes conquistas e memórias.


A última partida do time masculino profissional no estádio havia sido um empate por 1x1 com o Palmeiras, pelo Brasileirão de 2019. Como mandante, a última vez foi no clássico Majestoso de 2018, vencido pelo Corinthians por 2x1 contra o São Paulo.


A História do Corinthians no Pacaembu


Desde sua inauguração em 1940, o Pacaembu foi palco de momentos históricos para o Corinthians. O estádio, que muitas vezes foi considerado a "casa do Timão", recebeu 1.699 jogos do clube, resultando em 968 vitórias, 399 empates e 332 derrotas. O Corinthians balançou as redes adversárias 3.319 vezes e sofreu 1.937 gols neste lendário gramado.


A História do Corinthians no Pacaembu

Títulos Conquistados pelo Corinthians no Pacaembu


O Pacaembu foi palco de inúmeras conquistas alvinegras, incluindo:


  • Libertadores da América (2012)

  • Campeonato Brasileiro (2011)

  • Campeonatos Paulistas (1951, 1954 e 2009)

  • Torneios Rio-São Paulo (1950, 1954 e 1966)

  • Recopa Sul-Americana (2013)


Momentos Históricos do Corinthians no Pacaembu


Primeira vitória corinthiana no Pacaembu (1940)


Em 28 de abril de 1940, um dia após a inauguração do estádio, o Corinthians venceu o Atlético Mineiro por 4x2, marcando a primeira vitória alvinegra no local.


Primeira vitória corinthiana no Pacaembu (1940)
O Pacaembu foi inaugurado em 27 de abril de 1940. No dia seguinte, houve uma rodada dupla de futebol. No primeiro jogo, o Palestra Itália enfrentou o Coritiba. No segundo, o Corinthians venceu o Galo Mineiro, de virada, por 4 a 2. Era a primeira partida, a primeira vitória e a primeira virada corinthiana no palco do Pacaembu. (Foto: Reprodução Timoneiros)

Vitória sobre o Torino (1948)


O Corinthians foi o único time brasileiro a vencer o Torino, um dos melhores times do mundo na época, antes do trágico desastre aéreo que vitimou toda a equipe italiana em 1949.


Vitória sobre o Torino (1948)
A equipe tetracampeã italiana, uma das melhores do mundo, na época, veio ao Brasil para amistosos. O único time brasileiro que conseguiu vencê-la foi o Corinthians, por 2 a 1, diante do Pacaembu lotado. Um ano depois, aquele time sofreu um acidente aéreo, com um saldo de 31 mortes: toda a equipe técnica, jogadores e alguns jornalistas. Não houve sobreviventes. (Foto: Reprodução internet)

Rio-São Paulo de 1950


O Corinthians conquistou seu primeiro título oficial no Pacaembu ao vencer o Vasco da Gama por 2x1.


Rio-São Paulo de 1950
A primeira edição da fase de ouro do Torneio Rio-São Paulo, que, criado em 1933, havia tido apenas duas edições completas até então, teve o Corinthians como campeão diante do Vasco da Gama, base da seleção brasileira que disputaria a Copa do Mundo. O jogo do título foi justamente no Pacaembu, e essa foi a primeira conquista oficial dos alvinegros no estádio. (Foto: Reprodução Timoneiros)

Título do IV Centenário (1954)


O último título do Corinthians antes do jejum que duraria até 1977 foi também um dos mais importantes da história do clube. A conquista, referente ao Campeonato Paulista de 1954, estendido até fevereiro de 1955 pela comemoração do IV Centenário da cidade de São Paulo, veio com o empate em 1 a 1 com o Palmeiras.


Título do IV Centenário (1954)
O campeão dos 100 anos. (Foto: Reprodução jornal da época)

Quebra do tabu contra o Santos (1968)


Com um sonoro 2x0, o Corinthians quebrou um tabu de 11 anos sem vencer o Santos no Paulistão, em uma partida que ficou marcada pela icônica frase "Com Pelé, com Edu, nós quebramos o tabu!".


Quebra do tabu contra o Santos (1968)
Os dois atletas foram homenageados colocando a planta de seus pés na Calçada da Fama, no Memorial do Corinthians, no Parque São Jorge. (Foto: Reprodução Folha de São Paulo)

A virada contra o Atlético-MG no Brasileiro de 1990


O Timão virou para 2x1 contra o Galo, com show de Neto, em uma das partidas fundamentais para a conquista do primeiro título brasileiro do clube.


A virada contra o Atlético-MG no Brasileiro de 1990
A virada para cima do Galo Mineiro, com atuação brilhante de Neto, que marcou os dois gols para levar o Corinthians às semifinais do Campeonato Brasileiro de 1990, conquistado dias depois pelo Timão. (Foto: Reprodução vídeo)

O inesquecível 7x1 sobre o Santos (2005)


Uma das vitórias mais marcantes na campanha do título brasileiro de 2005 foi a goleada por 7x1 sobre o Santos, com show de Carlitos Tevez.


O inesquecível 7x1 sobre o Santos (2005)
O jogo mais marcante na caminhada corinthiana para o título Brasileiro de 2005 foi a goleada por 7 a 1 sobre o Santos. Com direito a show de Carlitos Tevez, que marcou três gols. (Foto: Jovem Pan/site Corinthians)

A final "Fenomenal" do Paulistão 2009


Ronaldo Fenômeno levantou sua primeira taça com a camisa do Corinthians ao empatar em 1x1 contra o Santos, garantindo o título estadual.


A final "Fenomenal" do Paulistão 2009
O atacante Ronaldo comemora a conquista do título do Campeonato Paulista de 2009 (Foto: GE / Divulgação)

Corinthians 5x0 São Paulo (2011)


O Timão atropelou o rival no Brasileirão, com hat-trick de Liedson e falha de Rogério Ceni, vingando o centésimo gol do goleiro são-paulino.


Corinthians 5x0 São Paulo (2011)
Liédson marcou três gols em uma das melhores atuações corinthianas na conquista do pentacampeonato Brasileiro. (Foto: Reprodução)

Homenagem a Sócrates e o penta brasileiro (2011)


No dia da conquista do pentacampeonato brasileiro, o Corinthians homenageou o Doutor Sócrates, que falecera naquela manhã de 4 de dezembro.


Homenagem a Sócrates e o penta brasileiro (2011)
O empate veio, e o título, consequentemente, também. Mas todos haviam acordado com a notícia do falecimento de Sócrates. Antes do jogo, jogadores e torcida do Corinthians homenagearam o ídolo alvinegro. Foto: Corinthians

Gol de Paulinho e defesa histórica de Cássio (2012)

Nas quartas de final da Libertadores, Paulinho garantiu a vitória sobre o Vasco no fim do jogo, mas a imagem inesquecível foi a defesa monumental de Cássio cara a cara com Diego Souza.


Defesa histórica de Cássio (2012)
Cássio se estica para defender finalização de Diego Souza (Foto: Sergio Barzaghi/Gazeta Press)

O título da Libertadores (2012)


Emerson Sheik brilhou na final contra o Boca Juniors, marcando os dois gols que deram ao Corinthians sua primeira Libertadores, de forma invicta.


O título da Libertadores (2012)
Ficou para Sheik o protagonismo da final contra o Boca Juniors. Com dois gols de Emerson Sheik, protagonista da final contra o Boca Juniors, o Corinthians conseguiu seu primeiro título de Libertadores, de maneira invicta. Foto: Corinthians

A Recopa Sul-Americana contra o São Paulo (2013)


O Corinthians fechou um ciclo glorioso vencendo o São Paulo e conquistando a Recopa Sul-Americana no Pacaembu, encerrando uma era de títulos internacionais.


Recopa 2013
Nada mais emblemático do que coroar a sequência Libertadores, Mundial e Recopa com duas vitórias incontestáveis sobre um rival do tamanho do São Paulo. Rival que, com a alcunha de “Soberano”, tripudiou durante anos em cima do Timão. Mas que parou no tempo e viu o Corinthians ressurgir forte. Como o “Todo Poderoso”, como canta a Fiel. Com gols de Romarinho e Danilo, o Timão conquistou sua última Taça no Pacaembu. Foto: © Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians

O Legado Corinthiano no Pacaembu


Mais do que um estádio, o Pacaembu foi a casa do Corinthians por décadas. O local viu a ascensão de grandes ídolos, como Rivelino, Neto, Marcelinho Carioca, Ronaldo, Paulinho e Cássio, e foi testemunha de momentos inesquecíveis para a Fiel Torcida.


A volta ao Pacaembu em 2025, ainda que temporária, reascende o laço entre o Corinthians e seu eterno "campinho de casa". A saudosa maloca alvinegra segue viva na memória da Fiel, que jamais esquecerá o palco de tantas emoções e glórias.


Deixe sua opinião nos comentários e siga o @infotimaoblog para mais notícias do Corinthians!



Comments


bottom of page