top of page

Renato Augusto se despede do futebol com homenagem emocionante na Neo Química Arena - veja como foi

  • Foto do escritor: Redação InfoTimão
    Redação InfoTimão
  • 29 de set.
  • 3 min de leitura
Renato Augusto recebe homenagem no Corinthians.
Renato Augusto recebe homenagem no Corinthians. Foto: José Manoel Idalgo / Agência Corinthians

Pouco antes de a bola rolar para o duelo entre Corinthians x Flamengo, neste domingo (28), a Neo Química Arena foi palco de uma homenagem marcante ao ex-meia Renato Augusto, que anunciou oficialmente a aposentadoria dos gramados aos 37 anos. O histórico camisa 8 do Timão foi ovacionado pela Fiel em um momento de pura emoção, que selou para sempre a sua ligação com o clube.


A despedida na Casa do Povo


Renato Augusto entrou em campo ao lado da esposa e dos filhos e não conteve as lágrimas ao ouvir o coro da torcida gritando o seu nome. Recebeu uma placa simbólica das mãos do presidente Osmar Stabile, além da nova camisa III do Corinthians, que estreou justamente nesta noite, e uma bandeira alvinegra.


O clube também exibiu os três troféus conquistados pelo meia em suas duas passagens: Recopa Sul-Americana (2013), Campeonato Paulista (2013) e Campeonato Brasileiro (2015).


Em agradecimento, Renato fez um breve discurso à Fiel, beijou o gramado da Arena e reforçou a gratidão pelo carinho da torcida.



Trajetória pelo Corinthians


Revelado pelo Flamengo, Renato Augusto teve passagem pelo Bayer Leverkusen antes de chegar ao Corinthians em 2013. A estreia, contra o Mirassol, já deu sinais do talento que conquistaria a Fiel. Pouco tempo depois, herdou a camisa 8, eternizada pelo Doutor Sócrates e por Paulinho.


Ainda naquele ano, foi campeão do Paulistão e da Recopa Sul-Americana, marcando um gol na final contra o São Paulo no Morumbi. A identificação com a torcida foi imediata.


Contudo, as lesões marcaram o início da trajetória. Em 2013, passou por uma cirurgia no rosto e uma artroscopia no joelho que quase o fizeram desistir da carreira. O trabalho de recuperação junto à equipe médica do Timão foi intenso e, em 2015, o esforço foi recompensado com a conquista do Brasileirão, sendo peça fundamental do time comandado por Tite.


A segunda passagem


Após defender o Beijing Guoan, da China, Renato retornou ao Corinthians em 2021, em um período de instabilidade do clube e de desafios impostos pela pandemia. Ele mesmo definiu o retorno como uma "convocação", atendendo ao chamado do então presidente Duílio Monteiro Alves.


Sem títulos conquistados, mas com atuações marcantes, fortaleceu ainda mais sua relação com a torcida. A segunda passagem se encerrou em 2023, quando não houve renovação contratual. Pouco depois, assinou com o Fluminense, onde atuou até maio de 2025.


Números e legado


Ao todo, Renato disputou 243 partidas pelo Corinthians, sendo 188 como titular, e marcou 30 gols. Foi convocado para a Copa do Mundo de 2018 e conquistou a medalha de ouro olímpica em 2016 pela Seleção Brasileira.


Na homenagem deste domingo, deixou claro o sentimento pelo clube:

“O Corinthians foi o amor da minha carreira. Foi onde vivi os melhores momentos, onde atingi o ápice e recebi um carinho único da torcida. Esse vínculo vai ficar para sempre no meu coração”.

O ídolo e a camisa 8


Mais do que títulos, Renato Augusto representou a essência da camisa 8 do Corinthians: técnica refinada, liderança dentro e fora de campo e uma conexão verdadeira com a Fiel. Sua despedida na Neo Química Arena consagrou a idolatria e eternizou a sua história como um dos grandes jogadores do século XXI no clube.


Confira as fotos da homenagem ao Renato Augusto



Acompanhe tudo sobre os bastidores, ídolos e a história do Corinthians no InfoTimão.

Comentários


bottom of page