top of page

Fernando Diniz pede permanência de Yuri Alberto após derrota do Corinthians: “Não podemos perder jogador”

  • Foto do escritor: Redação InfoTimão
    Redação InfoTimão
  • 17 de mai.
  • 5 min de leitura
Fernando Diniz avaliou a derrota para o Botafogo e falou sobre a permanência de Yuri Alberto.
Fernando Diniz avaliou a derrota para o Botafogo e falou sobre a permanência de Yuri Alberto. Foto: Joao Erick / Agencia F8 / Folhapress

A derrota por 3 a 1 para o Botafogo, neste domingo (17), pelo Campeonato Brasileiro, aumentou a pressão sobre o Corinthians na temporada. Após o revés no Estádio Nilton Santos, o técnico Fernando Diniz comentou a situação do elenco alvinegro e fez questão de defender a permanência de jogadores considerados fundamentais para a sequência do ano, especialmente Yuri Alberto, Hugo Souza e André.


O treinador admitiu entender o desejo de atletas atuarem no futebol europeu, mas reforçou que o Corinthians vive um momento delicado no Brasileirão e não pode perder peças importantes durante a próxima janela de transferências.

“Vejo com naturalidade o desejo dos jogadores atuarem na Europa. Entretanto, neste momento aqui, a gente não pode perder jogador. Não sou de pedir contratações a todo momento”, afirmou Fernando Diniz.

A declaração acontece poucos dias após Yuri Alberto admitir publicamente o desejo de ser negociado na próxima janela.


Fernando Diniz faz apelo por permanência de Yuri Alberto no Corinthians


Durante a coletiva, Fernando Diniz reforçou a importância de Yuri Alberto para o restante da temporada e afirmou que fará o possível para convencer o atacante a permanecer no clube.


Segundo o treinador, o camisa 9 é uma peça rara no futebol brasileiro e essencial para os objetivos do Corinthians em 2026.

“O Yuri é jogador muito importante para nós. Para mim, principalmente porque gosto muito. Tudo o que estou falando para você, falei para o grupo todo. Ele é essencial para nossas pretensões na temporada. Não teríamos reposição”, declarou.

Diniz também citou a importância da permanência de Hugo Souza e André, dois jogadores vistos internamente como pilares do elenco corinthiano.

“Vou fazer de tudo para ele permanecer. Não precisa ser agora. O Corinthians precisa muito do Yuri agora, como precisa do Hugo Souza e do André. Especificamente o Yuri, é um tipo de jogador que é muito raro. Temos que contar com ele até o fim da temporada.”

Yuri Alberto foi tema da coletiva de Fernando Diniz.
Yuri Alberto foi tema da coletiva de Fernando Diniz. Foto: Rodrigo Coca / Agência Corinthians

Yuri Alberto já havia comunicado desejo de atuar na Europa


Fernando Diniz revelou ainda que já tinha conhecimento do desejo de Yuri Alberto de atuar no futebol europeu.


Segundo o treinador, o assunto já havia sido discutido internamente antes mesmo da declaração pública do atacante após a classificação do Corinthians às oitavas de final da Copa do Brasil.

“Minha relação com o Yuri é muito boa, franca e aberta. Sempre gostei e admirei. Minha relação é boa. Ele já tinha me falado desse desejo e eu já tinha falado o que eu achava”, comentou.
“Vamos construir para ele continuar aqui com a mesma vontade dos últimos anos. É um jogador muito importante para o Corinthians.”

Internamente, o clube trabalha com a necessidade de realizar negociações na próxima janela de transferências para equilibrar as finanças. Como mostrou o InfoTimão, a diretoria traçou um plano sobre a venda de jogadores ao longo da temporada.


Mesmo assim, a prioridade da diretoria é evitar um desmanche e manter uma equipe competitiva para a sequência do ano.


Fernando Diniz analisa derrota para o Botafogo e aponta erros defensivos


Além de comentar o cenário do mercado da bola, Fernando Diniz também analisou a derrota no confronto Botafogo x Corinthians.


O treinador afirmou que a equipe sofreu com erros evitáveis no sistema defensivo e revelou que o Botafogo surpreendeu na escalação inicial.

“Mudaram alguns jogadores que vinham jogando como titulares, só que estávamos esperando esse jogo de bola mais longa”, explicou.

Na sequência, o técnico detalhou os problemas defensivos nos gols sofridos pelo Corinthians.

“Uma falha evitável do sistema defensivo. Não foi nesse caso de um jogador específico. Demoramos para pegar a segunda bola”, afirmou sobre o primeiro gol.

Diniz também lamentou o comportamento da equipe no lance que originou o segundo gol botafoguense.

“No segundo gol, tomamos uma transição que deveríamos ter feito a falta. O cara acertou um chute de rara felicidade.”

Técnico vê melhora do Corinthians no segundo tempo


Apesar da derrota para o Botafogo, Fernando Diniz avaliou que o Corinthians voltou melhor na segunda etapa e viveu seu melhor momento no jogo antes de sofrer o terceiro gol.

“No segundo tempo, voltamos muito melhor até tomarmos o terceiro gol. Tivemos bola na trave, teve gol anulado, tivemos chances claras. Estava mais para empatarmos do que para eles fazerem o terceiro”, analisou.

Segundo o treinador, o terceiro gol abalou emocionalmente o time e aumentou os espaços defensivos da equipe.

“O time deu uma caída que não devia. Ficamos mais expostos nos contra-ataques. Jogamos com pressa e descompactados.”

Fernando Diniz sai em defesa de André Ramalho


Mesmo após atuação abaixo do esperado, o zagueiro André Ramalho recebeu respaldo público do treinador.


Fernando Diniz evitou individualizar a derrota e afirmou que o desempenho ruim foi coletivo.

“O André é muito experiente. Não perdemos o jogo por conta do André. É um jogador que admiro bastante”, afirmou.
“Erros acontecem. Não vamos colocar a derrota na culpa de uma pessoa. Se a gente crucificar todo mundo que errar, vai chegar uma hora que não vamos ter time.”

Diniz admite incômodo com retorno do Corinthians ao Z4


A derrota no Nilton Santos recolocou o Corinthians na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro, situação que incomodou fortemente Fernando Diniz.


O treinador revelou que a primeira preocupação após o apito final foi justamente saber a posição da equipe na tabela.

“Primeira coisa que eu quis saber quando acabou o jogo foi se tínhamos entrado na zona”, revelou.

Diniz definiu o cenário vivido pelo Corinthians como “horroroso”.

“Sensação horrorosa. Não podemos mais permitir o Corinthians estar nessa situação. É uma coisa desgostosa, muito ruim, pesa muito mesmo.”
“A gente tem a obrigação de fazer tudo o que podemos fazer para sair e não voltar mais.”

Assista a entrevista coletiva de Fernando Diniz:



Corinthians volta atenções para a Copa Libertadores


Após a derrota no Brasileirão, o Corinthians agora volta suas atenções para a Copa Libertadores.


O próximo compromisso da equipe será nesta quinta-feira, às 21h30, diante do Peñarol, no estádio Campeón del Siglo, no Uruguai, pela quinta rodada da fase de grupos da competição continental.


O Timão já está classificado para as oitavas de final da Libertadores.


Corinthians vive contraste entre copas e Brasileirão


A coletiva de Fernando Diniz escancarou um cenário que vem marcando a temporada do Corinthians: o contraste entre o desempenho em jogos de mata-mata e a dificuldade para manter regularidade no Campeonato Brasileiro.


Enquanto o clube conseguiu crescer competitivamente na Copa do Brasil e na Copa Libertadores, o rendimento no Brasileirão segue abaixo do esperado e mantém o time pressionado na luta contra a parte inferior da tabela.


Internamente, existe a percepção de evolução em alguns aspectos do trabalho de Fernando Diniz, especialmente na construção ofensiva e no comportamento competitivo da equipe em partidas eliminatórias. Por outro lado, os problemas no desempenho defensivo, a oscilação emocional e a dificuldade para construir uma sequência positiva seguem preocupando.


Com a aproximação da janela de transferências e a necessidade de equilíbrio financeiro, o Corinthians tenta evitar perdas importantes no elenco enquanto busca respostas rápidas para deixar a zona de rebaixamento e estabilizar a temporada.


O InfoTimão acompanha diariamente os bastidores, jogos, mercado e todas as atualizações do Corinthians com cobertura completa e em tempo real para a Fiel Torcida.

Comentários


bottom of page