top of page

Fernando Diniz exalta coragem do Corinthians após vitória no Majestoso: “Para nunca errar, só se não fizer”

  • Foto do escritor: Redação InfoTimão
    Redação InfoTimão
  • 11 de mai.
  • 6 min de leitura
Diniz cita coragem do Corinthians e minimiza gol sofrido em saída.
Diniz cita coragem do Corinthians e minimiza gol sofrido em saída. Foto: Agência Corinthians

Fernando Diniz valorizou a postura corajosa do Corinthians após a vitória por 3 a 2 sobre o São Paulo, neste domingo (10), na Neo Química Arena, pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro.


Mesmo após o erro de saída de bola que originou o primeiro gol são-paulino, o técnico Fernando Diniz deixou claro que não pretende abrir mão do estilo de jogo baseado em construção desde o setor defensivo.


Mais do que os três pontos, a atuação foi tratada internamente como uma resposta importante do elenco diante da pressão acumulada nas últimas semanas no Brasileirão. O Corinthians conquistou sua primeira vitória em clássicos na temporada e deixou a zona de rebaixamento ao final da rodada, chegando aos 18 pontos.


A avaliação nos bastidores é de que o desempenho diante do rival representou uma das atuações mais sólidas da equipe desde a chegada de Fernando Diniz, principalmente pela intensidade sem bola, pressão alta e coragem para manter a proposta ofensiva mesmo nos momentos de maior tensão do Majestoso.


Assista a coletiva de Fernando Diniz:



Diniz defende Raniele e reforça confiança na saída de bola


O principal símbolo dessa postura aconteceu justamente no lance mais polêmico da partida.


Aos 40 minutos do primeiro tempo, Raniele recebeu passe de Hugo Souza dentro da pequena área, acabou desarmado por Bobadilla e viu Luciano empatar o Corinthians x São Paulo.


Mesmo com o erro individual e a pressão criada no estádio após o gol rival, Fernando Diniz saiu publicamente em defesa de Raniele e reforçou que o Corinthians não irá abandonar a construção curta desde o campo defensivo.

“Para nunca errar, só se a gente não fizer. Foi um erro do Raniele, mas não um erro que eu condeno. Eu condeno a falta de vontade, que o Raniele nunca falta. Ele foi corajoso para tentar”, afirmou o treinador.

Além de blindar o jogador, a declaração também reforçou uma das principais características da filosofia de Fernando Diniz: a manutenção da identidade de jogo mesmo em cenários de pressão.


O treinador entende que a evolução coletiva da equipe depende justamente da coragem para executar a proposta dentro de campo, mesmo com riscos.

“É um erro que aprende com o erro. Estimulei o time a jogar. A gente tinha feito um ótimo primeiro tempo. Ele nunca tinha cometido esse erro em treinamentos e jogos”, explicou.

Segundo Diniz, o gol sofrido acabou servindo como combustível emocional para a equipe voltar ainda mais agressiva no segundo tempo.

“Esse gol sofrido foi um estímulo a mais para não se acovardar e jogar com confiança e coragem que tem nos treinamentos. A vitória do Corinthians hoje teve muito mérito de ter essa coragem”, completou.

Fernando Diniz vê evolução coletiva e elogia comprometimento do elenco


Além da análise tática da partida, Fernando Diniz destacou o comprometimento demonstrado pelo elenco corinthiano nas últimas semanas.


O treinador afirmou que a principal evolução da equipe passa pela entrega competitiva e pela identificação dos jogadores com a intensidade exigida pela torcida do Corinthians.

“A ideia principal é ter comprometimento e vontade. Suar sangue para poder ganhar os jogos. Isso tem muita ligação com a torcida do Corinthians”, declarou.

Diniz também revelou bastidores da preparação física e emocional do grupo antes do Majestoso, destacando o nível de dedicação dos atletas mesmo em meio à sequência pesada de partidas.

“Os jogadores são bem dedicados no Corinthians. Ontem a maioria dos jogadores estava fazendo banheira de gelo para jogar hoje. É um nível de comprometimento exemplar”, afirmou.

Pressão alta e intensidade marcaram melhor atuação do Corinthians com Diniz


Na avaliação do treinador, a vitória sobre o São Paulo representou uma das atuações mais completas do Corinthians desde sua chegada ao clube.


O Timão dominou grande parte do clássico com pressão alta, posse de bola e intensidade ofensiva, principalmente no segundo tempo, quando construiu rapidamente a vantagem com gols de Matheuzinho e Breno Bidon.


A postura agressiva da equipe chamou atenção especialmente pela capacidade de manter a pressão mesmo após o empate sofrido ainda na primeira etapa.

“Tivemos chances de fazer o quarto e quinto gol. Criamos todas as chances que tivemos no jogo. O gol do São Paulo foi contra e o outro na saída. Fomos sólidos defensivamente de novo”, analisou.

Internamente, a comissão técnica entende que o Corinthians vem apresentando evolução clara principalmente na compactação defensiva, intensidade sem bola e capacidade de controlar diferentes momentos das partidas.


Diniz faz elogios a Matheuzinho e banca permanência do lateral


Outro jogador bastante elogiado pelo treinador foi Matheuzinho, autor de um dos gols da vitória corinthiana.


Nos últimos dias, Matheuzinho passou a ser alvo de especulações envolvendo possíveis propostas, mas Fernando Diniz minimizou qualquer chance de saída neste momento.

“O Matheus não tem porque sair do Corinthians agora. É um dos melhores laterais do futebol brasileiro há um tempo. Vou fazer muita força para que ele fique e acho que ele vai ficar”, afirmou.

O treinador também destacou a regularidade do defensor e afirmou que o jogador merece entrar futuramente no radar da Seleção Brasileira.


Yuri Alberto recebe respaldo de Fernando Diniz


Mesmo sem marcar novamente, Yuri Alberto voltou a receber elogios públicos do treinador.


Fernando Diniz valorizou a entrega física e tática de Yuri Alberto, ressaltando que o atacante segue fundamental para o funcionamento ofensivo da equipe mesmo atravessando jejum de gols.

“Ele faz muita coisa, dá assistência, corre, tromba com zagueiro... De fato está faltando o gol, mas acredito que está perto de acontecer. É uma questão de tempo”, comentou.

Carrillo, Bidon e Gabriel Paulista também recebem destaque na coletiva


Fernando Diniz ainda fez elogios individuais a outros jogadores importantes do Corinthians na vitória do Majestoso.


O treinador destacou a inteligência tática de André Carrillo, a evolução constante de Breno Bidon e a regularidade defensiva de Gabriel Paulista.

“O Carrillo é muito frio para jogar futebol, passa muita confiança. O estilo dele combina com aquilo que penso de futebol”, disse.

Sobre Gabriel Paulista, Diniz destacou a importância do zagueiro para o equilíbrio defensivo e para a saída de bola da equipe.

“Queria aproveitar para falar do Gabriel Paulista. Está sendo um dos jogadores mais regulares do time. Ele dá um equilíbrio defensivo muito bom e está sendo muito importante na primeira fase de construção”, afirmou.

Já sobre Breno Bidon, o treinador voltou a destacar o crescimento do jovem meio-campista e projetou um futuro promissor para o jogador.

“Tem sido um dos pilares do time. Foi premiado com um gol muito bonito. Acho que é um jogador que tem um futuro brilhante pela frente”, completou.

Anderson Daronco foi ao VAR e explicou que não considerou gesto obsceno de Bobadilla.
Anderson Daronco foi ao VAR e explicou que não considerou gesto obsceno de Bobadilla. Foto: Wanderson Oliveira / Meu Timão

Marcelo Paz sobe o tom contra arbitragem após polêmica com Bobadilla


O clima quente do Majestoso também seguiu nos bastidores após o apito final.

Apesar da vitória corinthiana, a arbitragem de Anderson Daronco voltou a gerar forte insatisfação na diretoria do Corinthians, principalmente pela decisão de não punir Bobadilla após gesto interpretado pelo clube como obsceno durante a comemoração do gol de empate são-paulino.


A reclamação ganhou ainda mais força porque o Corinthians teve recentemente Allan e André Luiz punidos em lances semelhantes pelo STJD.


Após a partida, o executivo de futebol Marcelo Paz realizou pronunciamento oficial cobrando coerência nos critérios adotados pela arbitragem brasileira.

“Os jogadores do Corinthians que cometeram atos obscenos foram expulsos e punidos; no caso de hoje, entendeu-se que não era para punição. Ou houve um erro, ou o que o Bobadilla fez agora é permitido”, afirmou.

O dirigente também confirmou que representantes do Corinthians discutirão o tema junto à Comissão de Arbitragem da CBF nos próximos dias.


Confira o pronunciamento de Marcelo Paz:



Vitória fortalece ambiente do Corinthians antes da sequência decisiva


A vitória sobre o São Paulo encerrou a noite do Majestoso com sensação de alívio e reconstrução emocional no Corinthians.


Além de deixar a zona de rebaixamento do Brasileirão, o desempenho diante do rival reforçou a confiança do elenco e aumentou a percepção interna de evolução sob o comando de Fernando Diniz.


Empurrado pela Neo Química Arena e sustentado por uma atuação intensa e agressiva, o Timão transformou a pressão acumulada das últimas semanas em uma resposta importante dentro de campo.


Sob gritos da Fiel e clima de alívio em Itaquera, o Corinthians encerrou a noite do clássico com uma sensação rara nas últimas semanas: a de que finalmente conseguiu transformar pressão em resposta dentro de campo.


Agora, o foco da equipe se volta para a Copa do Brasil. Na próxima quinta-feira (14), o Corinthians recebe o Barra-SC, às 19h30, novamente em Itaquera, pelo duelo de volta da quinta fase da competição nacional.


O Timão joga pelo empate após vencer a ida por 1 a 0.


O InfoTimão acompanha diariamente todos os bastidores, entrevistas, análises táticas e a cobertura completa do Corinthians no Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil, Libertadores e em todas as competições da temporada.

Comentários


bottom of page