Diniz exalta melhor atuação fora de casa do Corinthians, destaca coragem do elenco e projeta evolução após a Copa
- Redação InfoTimão

- 31 de mai.
- 5 min de leitura
Treinador classificou a vitória sobre o Grêmio como a melhor atuação do Timão como visitante, destacou os 65% de aproveitamento desde sua chegada e afirmou que o elenco precisava de descanso antes da pausa da Copa do Mundo.

A vitória do Corinthians por 3 a 1 sobre o Grêmio, neste sábado (30), encerrou o primeiro ciclo da temporada em alta e deixou o técnico Fernando Diniz especialmente satisfeito com o desempenho da equipe.
Após a virada construída em Porto Alegre, o treinador classificou a atuação como a melhor partida fora de casa desde sua chegada ao clube e destacou a personalidade demonstrada pelos jogadores após saírem atrás do placar.
O resultado levou o Corinthians aos 24 pontos, fez a equipe saltar da 15ª para a nona colocação do Campeonato Brasileiro e garantiu ao clube uma posição dentro da zona de classificação para a Copa Sul-Americana de 2027 antes da pausa da Copa do Mundo de 2026.
A entrevista coletiva também mostrou um Fernando Diniz mais otimista do que em momentos anteriores da temporada. Além de elogiar a atuação da equipe, o treinador relacionou a evolução recente à maior confiança do elenco, à assimilação de sua proposta de jogo e ao amadurecimento coletivo apresentado nas últimas semanas.
O cenário é significativamente diferente daquele encontrado por Diniz quando assumiu o comando técnico. Agora, o Corinthians chega à pausa da Copa classificado às oitavas de final da Libertadores, em recuperação no Campeonato Brasileiro e demonstrando sinais claros de crescimento.
Assista a entrevista coletiva de Fernando Diniz
"Foi a nossa melhor partida fora de casa"
Logo no início da coletiva, Fernando Diniz não escondeu a satisfação com o desempenho apresentado na Arena do Grêmio.
Para o treinador, o Corinthians realizou uma de suas melhores partidas desde a troca de comando técnico e apresentou sua atuação mais consistente como visitante.
"Hoje talvez tenha sido um dos nossos melhores jogos, assim como contra o São Paulo e o Peñarol. Jogando fora de casa, foi a melhor partida nossa."
Diniz reconheceu que o início do confronto não foi positivo, mas destacou a capacidade de reação da equipe ainda durante o primeiro tempo.
"O começo não foi bom, mas, mesmo no primeiro tempo, a gente começou a ter domínio de território e performance, criando boas oportunidades e cedendo pouco para o Grêmio. No segundo tempo a gente foi muito superior e mereceu a vitória."
A avaliação reforça a leitura da comissão técnica de que o Corinthians conseguiu controlar a partida mesmo após sofrer o gol de Gabriel Mec nos primeiros minutos.
O que representam os 65% de aproveitamento de Diniz
Outro ponto abordado pelo treinador foi o crescimento da equipe desde sua chegada ao Parque São Jorge.
Segundo o próprio comandante, o Corinthians alcançou cerca de 65% de aproveitamento sob seu comando, índice considerado positivo diante do cenário encontrado quando assumiu o cargo.
"Foi um prêmio para nós, muito merecido. O aproveitamento depois da minha chegada, eu estava fazendo as contas, é de 65%. É um bom aproveitamento, mas a gente pode ter um aproveitamento ainda melhor."
O dado ganha relevância ao considerar o contexto da temporada. Diniz assumiu o Corinthians em meio à pressão por resultados, com a equipe buscando recuperação no Campeonato Brasileiro e precisando consolidar sua campanha na Libertadores.
Apesar da evolução, o treinador deixou claro que vê margem para crescimento.
"Tem que pensar nisso, em estar sempre na parte de cima da tabela do Brasileiro e com bons predicados para chegar forte nos momentos decisivos das copas."
"O que faltava era encorajamento para jogar"
A declaração mais marcante da coletiva surgiu quando Fernando Diniz explicou a transformação da equipe após o intervalo.
Segundo o treinador, o Corinthians precisava recuperar a confiança para executar sua proposta de jogo e assumir riscos na construção das jogadas.
"O que faltava para a gente era um certo encorajamento para poder jogar."
Na visão do comandante, o segundo tempo nasceu justamente dessa mudança de postura.
"O que fez a gente jogar bem no segundo tempo foi a coragem que os jogadores tiveram para sair jogando por via baixa, ter o domínio, não ficar alongando bolas."
Diniz também comentou as críticas que frequentemente surgem quando esse modelo de jogo não produz resultado imediato.
"Às vezes quando dá errado, as pessoas questionam muito se vale a pena sair jogando, por que o goleiro joga. E hoje o que fez a gente jogar bem foi justamente essa coragem."
"O segundo tempo foi excelente"
Para Fernando Diniz, o Corinthians encontrou no segundo tempo o equilíbrio que vinha buscando durante a partida.
Com mais confiança e domínio da posse, a equipe passou a controlar o ritmo do jogo e reduzir os espaços concedidos ao adversário.
"O encorajamento para jogar e desfrutar do jogo de futebol foi o que a gente mais fez no segundo tempo."
"Os jogadores começaram a jogar bem, com confiança, as coisas começaram a fluir, os gols saíram."
"Fica bom de jogar. Fica com time seguro e com a posse, com chance de fazer o gol e cedendo poucos contra-ataques."
Ao resumir a atuação da equipe após o intervalo, Diniz foi direto:
"O segundo tempo foi excelente do time."
"O Corinthians precisava de descanso"
A pausa da Copa do Mundo de 2026 foi outro tema que ganhou destaque na entrevista.
Fernando Diniz acredita que o período sem jogos chega em um momento ideal para a recuperação física e mental do elenco.
"Esses jogadores estavam sedentos por descanso. O Corinthians precisava de descanso."
O treinador lembrou que muitos atletas tiveram pouco tempo de recuperação entre as temporadas e enfrentaram uma sequência intensa de partidas nos últimos meses.
Na avaliação da comissão técnica, o período permitirá uma recuperação mais completa do grupo e abrirá espaço para ajustes importantes antes da retomada das competições.
Brasileirão melhora e Libertadores segue viva
Além da recuperação no Campeonato Brasileiro, Fernando Diniz destacou que o Corinthians chega à pausa vivendo um momento mais sólido também no cenário continental.
O clube encerrou a fase de grupos da Conmebol Libertadores na liderança do Grupo E e avançou às oitavas de final da competição.
A combinação entre a evolução no Brasileirão e a campanha consistente na Libertadores reforça a percepção interna de que a equipe está construindo bases mais sólidas para a sequência da temporada.
Diniz agradece entrega do elenco
Fernando Diniz também fez questão de valorizar o comprometimento dos jogadores desde sua chegada.
Segundo o treinador, diversos processos precisaram ser acelerados e o grupo respondeu de maneira positiva.
"Eu sou muito grato por aquilo que os jogadores fizeram."
"Não foi uma coisa fácil a partir da minha chegada, a gente acelerou muitos processos e eles entregaram muita coisa para um time que estava precisando de descanso."
Ao encerrar o tema, o comandante destacou a capacidade de adaptação do elenco.
"Eles souberam compreender e a gente soube aproveitar bem esses primeiros quase dois meses."
Corinthians chega à pausa em seu melhor momento sob Diniz
A vitória sobre o Grêmio e a coletiva de Fernando Diniz ajudam a explicar por que o Corinthians inicia a pausa da Copa vivendo seu momento mais positivo desde a mudança de comando técnico.
O clube chega ao período sem jogos ocupando a nona colocação, com 24 pontos, classificado às oitavas de final da Libertadores e dentro da zona de classificação para a Copa Sul-Americana de 2027.
Pela primeira vez desde sua chegada ao Parque São Jorge, Fernando Diniz inicia uma pausa de calendário com o Corinthians em trajetória clara de crescimento, mais distante da zona de rebaixamento e com expectativas renovadas para a sequência da temporada.
O retorno do Corinthians está previsto para 12 de julho, em amistoso diante do Cascavel. Já a volta aos compromissos oficiais deve ocorrer em 22 de julho, contra o Remo, pelo Campeonato Brasileiro.
O InfoTimão acompanha diariamente os bastidores do Corinthians e traz informações exclusivas, análises e cobertura completa do clube dentro e fora de campo.






Comentários